Livro e documentário imortalizam o sucesso e a união de Mario e Dircéa Petrelli

Livro sobre Mario Petrelli

Livro escrito pelo jornalista Moacir Pereira resgata os principais fatos da vida de Mario Petrelli – Foto: Diórgenes Pandini/Especial para o ND/ND

Ele um aglutinador, generoso, visionário no setor de seguros e da comunicação. Ela uma mulher meiga, bem-humorada, mas firme na educação e que sempre disse sim.

Mario e Dircéa Petrelli, um casamento que completou bodas de ouro, gerou cinco filhos e 11 netos, além de incontáveis atitudes de generosidade, algumas delas desconhecidas pela própria família.

A história do casal agora está imortalizada no documentário “Mario e Dircéa, o Valor de um Legado”, dirigido por Isabela Hoffmann e com direção artística de Luciana Petrelli, uma das filhas do casal.

Além disso, o jornalista e escritor Moacir Pereira preparou o livro “Mario Petrelli, o Conciliador”. As duas obras tiveram pesquisas do jornalista Mário Xavier. Além disso, contam com inúmeros depoimentos e entrevistas de amigos e familiares do casal.

Após o lançamento em Curitiba, semana passada, ontem o público de Florianópolis assistiu ao documentário e percorreu as páginas do livro, em evento realizado na Fiesc com autoridades políticas, empresários e familiares.

Marcello Corrêa Petrelli

Marcello Corrêa Petrelli dá continuidade ao legado do pai à frente do Grupo ND – Foto: Diórgenes Pandini/Especial para o ND/ND

Presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli destacou que tanto Mario quanto Dircéa foram pessoas muito atuantes, ativas e intensas em seus relacionamentos, procurando sempre se envolver com as pessoas a fim de entregar algo de bom. “Sempre dispostos a ajudar, se colocar à disposição e usar o seu relacionamento, quando demandados, para buscar soluções. Só sossegavam quando encontravam as soluções”.

Segundo Petrelli, a obra surpreendeu a família em muitos aspectos, mas um em especial chamou a atenção. “A confiança, a satisfação e a alegria que as pessoas tinham em estar com meu pai e conversar com ele, porque sempre tinha algo a oferecer e a trocar. Isso foi surpreendente”, afirmou.

Luciana Petrelli falou sobre a mãe, Dircéa, e a descreveu como o porto seguro da família. “O pai estava sempre viajando. Ela foi o porto dele, uma mulher de muito bom humor, sabia se relacionar com as pessoas a partir do afeto e topou todas com o meu pai, o que hoje seria muito difícil.” Ex-governador de Santa Catarina, Jorge Bornhausen perdeu o melhor amigo, quando Mario Petrelli partiu em 2020.

Amigo de Mario e Dircéa Petrelli há mais de 50 anos, Bornhausen descreveu Mario como uma figura extraordinária e Dircéa uma notável na educação dos filhos e no companheirismo. “Formavam uma família bonita e boa. Lembro com saudades deles. A Dircéa era meiga, mas ao mesmo tempo uma educadora, tinha muitas qualidades”, ressaltou.

Empresário, dono do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos conheceu Mario Petrelli no fim dos anos 1950. “Eu tinha pouco convívio com ele na época, sou 10 anos mais moço, mas a nossa amizade foi aumentando e, nos últimos 20 anos de vida dele, tivemos uma amizade muito importante. Era de uma simpatia incomum, um homem prestativo como poucos.”

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto disse que prestigiou o lançamento das obras porque Mario era um manezinho raiz, que até saiu de Florianópolis, mas retornou. “Uma figura que, apesar de sempre atuar no meio empresarial, trabalhou com espírito público.”

Luciana Petrelli

Luciana Petrelli, filha do casal, fez a produção executiva e direção artística do documentário – Foto: Diórgenes Pandini/Especial para o ND/ND

Biografia de um empresário visionário e generoso

Autor de mais de 60 livros, o jornalista Moacir Pereira considera que acaba de entregar uma das mais importantes obras da sua carreira, a biografia jornalística de Mario Petrelli. “Tem obras que me orgulham muito, mas essa é realmente única, porque o personagem é exclusivo na história catarinense e brasileira.

Foi o mais criativo empreendedor na área de seguros, lutou pela democratização do setor, foi um empresário e jornalista visionário na comunicação, que montou duas grandes redes, a RIC, no Paraná, e o Grupo ND, em Santa Catarina”, afirmou Moacir.

O autor destacou, também, a capacidade política de Mario: “Foi um grande articulador político dos bastidores, sem que a maioria das pessoas conhecessem o seu trabalho competente. Um cidadão muito simpático, encantava plateias, todos queriam estar ao redor dele, porque era muito bem informado, tinha um nível de relacionamento excepcional e usava os relacionamentos para ajudar”.

“Ao fazer esse livro, melhorei como ser humano, no sentido de olhar melhor as pessoas, encarar com mais generosidade, ajudar quem precisa, valorizar os que trabalham. Quem ler o livro vai passar a olhar o próximo com mais carinho, por causa do exemplo do doutor Mario.”

Documentário mostra a trajetória de Mario e Dircéa Petrelli

Plateia de empresários, familiares e autoridades políticas prestigiou o resgate da trajetória do casal catarinense – Foto: Diórgenes Pandini/Especial para o ND/ND

Filme emociona ao retratar trajetória e valores do casal que marcou história

Foi com emoção, reverência e uma surpresa tecnológica que o documentário “Mario e Dircéa, o Valor de um Legado” foi lançado ontem. A obra audiovisual, dirigida por Isabela Hoffmann, revela as camadas da vida de Mario José Gonzaga Petrelli e de sua esposa, Dircéa Corrêa Petrelli, personagens centrais na história da comunicação, do empreendedorismo e da política no Sul do Brasil.

O documentário faz parte de um movimento de resgate histórico da família Petrelli. Em cerca de 90 minutos, conduz o espectador por entrevistas inéditas, registros pessoais e trechos de vídeos feitos com Mario Petrelli ainda em vida.

Com um acervo de mais de 19 horas de conversas, o material, inicialmente arquivado, foi transformado em um retrato íntimo e inspirador, que além da sua figura de empresário, mergulha em sua dimensão mais humana: a de marido, pai e amigo.

“Inicialmente a gente pensou mais como família, de desenvolver um acervo de histórias para que nós conhecêssemos melhor esse Mario fora de casa”, relatou Luciana Petrelli, responsável pela produção executiva e direção artística do projeto e filha do casal. Com o avanço da produção, a ideia tomou outras proporções.

“Homens como ele existem, e é importante que a gente saiba. Nossa intenção é que isso inspire outros empresários a também se colocarem na sociedade de uma forma humana e pessoal.”

A narrativa do documentário se guia pelos relatos de Mario, gravados em 2018 e 2019, que dizia que desejava ser lembrado não por seus cargos, mas pelo que os amigos diziam dele. A roteirista Isabela Hoffmann explicou como a estrutura do filme nasceu a partir desse princípio.

“Ele abre o assunto e aí eu encadeio com o que os amigos falam a partir daquilo que ele colocou: política, empreendedorismo, comunicação, seguros. Quem me conduziu foi ele nesse roteiro”, afirmou.

Bookmark the permalink.