Blocos de concreto com plástico e recuperação de plantas nativas: ideias sustentáveis e inovadoras são aposta em feira agro


Pesquisas e projetos voltados para auxiliar no dia-a-dia dos pequenos e grandes produtores são expostos na Agrotins. A feira termina neste sábado (17). Feira de tecnologia mostra soluções sustentáveis para a agricultura
Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), pesquisadores e empreendedores apresentam aos visitantes práticas sustentáveis e inovadoras. Esse é o caso do empreendedor Alex Macedo, que teve a ideia de produzir blocos misturarando o plástico triturado com concreto. O material pode ser usado em galpões, estábulos, currais e até casas. Ele explica que o material é 20% mais barato que o tradicional.
“Nós temos hoje uma eliminação de processo na execução da casa. Então, por exemplo, a gente não precisa impermeabilizar a base da casa devido ao nosso material. A gente não precisa durante a construção, por exemplo, fazer essa construção com uma superestrutura, porque nosso bloco já é estrutural e o outro detalhe importante a cada casa que nós edificamos é uma tonelada e meia de resíduos que está deixando de ir para o meio ambiente”, disse.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Fabricação de blocos de concretos sustentáveis
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
De cão robô a iogurte de flor: Agrotins apresenta inovação e tecnologias que facilitam a vida no campo
Píer novo, exposição de drones e shows: Agrotins 2025 é lançada e deve movimentar R$ 4,5 bilhões
Plástico é usado para fabricação de blocos de concreto
Reprodução/TV Globo
Na Agrotins também é possível encontrar um banco de dados de sementes com mais de 160 espécies. Há raízes como açafrão branco, batata de taioba e cará insulina. O objetivo da exposição é poder disseminar plantas nativas que já foram tradicionais, mas foram se perdendo depois do exôdo rural da década de 1980.
“Esse trabalho tem esse propósito em especial, fazer esse resgate e as pessoas voltarem a multiplicar determinadas espécies que têm maior resistência às condições climáticas regionais, que têm um contexto também de afetividade dado à sua herança cultural”, explicou a professora e pesquisadora Conceição Preveiro.
Banco de dados de sementes com mais de 160 espécies é exposto na Agrotins
Reprodução/TV Anhanguera
Tecnologia
O uso da internet e celulares se tornou essencial na vida de muitas pessoas. Para ajudar os apicultores, estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolveram um aparelho que, instalado dentro de caixas de abelhas, vai ajudar o produtor a saber dados importantes pelo celular.
“O dispositivo é acoplado ao ninho e os sensores são dispostos na parte interna. Então, todas as informações de temperatura, umidade, o que está sendo gerado ali, vai ser lido e vai ser enviado para o apicultor em tempo real por meio de um aplicativo”, explicou o aluno do 3º ano, Daniel Ribeiro.
Apissense ajuda o produtor a saber dados importantes durante a criação de abelhas
Reprodução/TV Globo
Já outro projeto desenvolvido no Instituto, automatixa a irrigação sem necessidade de acesso a internet. A ideia surgiu para solucionar problemas de uma horta comunitária. Segundo o professor de robática do IFTO, Fabiano Medeiro, o sistema funciona para pequenas e grandes hortas.
“Tinha muitos problemas em questão de erros humanos, às vezes as pessoas ligavam de maneira errada e os encanamentos estouravam, porque tem muita pressão, tem bomba envolvida, registros, ele serve tanto para hortas pequenas como hortas maiores ou até sistemas de irrigação de grande porte”, contou.
Na 25ª edição da feira, a expectativa é ter a presença de 1,2 mil expositores e movimentar R$ 4,5 bilhões em negócios, segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Bookmark the permalink.