Defesa Civil monitora queda de balões no Vale do Paraíba

Defesa Civil investiga queda de balão no Vale do ParaíbaDivulgação

A Defesa Civil do Estado de São Paulo monitora, neste domingo (18), a queda de balões em cidades do Vale do Paraíba. Ao menos quatro artefatos foram avistados nos céus de Taubaté, Caçapava, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga.

Um dos balões caiu dentro de um condomínio na região central de Taubaté por volta das 9h. O artefato chegou a pegar fogo, mas as chamas foram rapidamente controladas com apoio do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. Os restos do balão foram recolhidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial da cidade.

Outros três balões continuavam visíveis no céu da região no início da tarde e seguiam sendo monitorados pelas equipes de emergência. Em imagens divulgadas nas redes sociais e pela Defesa Civil,  é possível ver que um balão caiu perto de uma residência e causou um pequen incêndio.

Soltar balão é crime

Balões colocam em risco áreas residenciais, redes elétricas e regiões de mata, podendo provocar incêndios e acidentes graves. A prática é crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei nº 9.605/98. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões pode levar à prisão por até três anos.

A Defesa Civil reforça o alerta: não existe balão inofensivo. O que sobe pode cair — e causar uma tragédia.

Bookmark the permalink.