“Mantenha a calma”: SC testa 1º alerta em massa no maior simulado de desastres do Brasil

SC testa 1º alerta em massa no maior simulado de desastres do Brasil

Alerta em massa foi enviado às 9h15 para todos os celulares no território catarinense – Foto: Roberto Zacarias/ SecomGOVSC/Divulgação/ND

Um alerta em massa foi enviado para Santa Catarina neste domingo (18), para informar o início do maior simulado de desastres naturais do Brasil. Segundo o Estado, foi a primeira vez que o aviso foi enviado simultaneamente para todos os celulares que estavam em território catarinense.

Conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o exercício envolveu mais de 250 mil pessoas em 250 cidades catarinenses. O objetivo era preparar forças de segurança e a população para desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e alagamentos severos.

Chamado de Cell Broadcast, o alerta em massa foi enviado às 9h15, horário em que o simulado começou.

Simulado de catástrofes naturais em SC começou com alerta em massa

O primeiro passo foi a realização de reuniões que identificaram as áreas de maior vulnerabilidade e simularam o redirecionamento de recursos humanos, materiais e logísticos. Entre os cenários simulados, houve o levantamento de riscos de rompimento de barragens de geração de energia em alguns municípios da região Oeste, além do relato de unidades territoriais sem energia elétrica.

Além disso, o exercício treinou evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos, principalmente para moradores em regiões de risco de Santa Catarina.

Simulado treinou forças de segurança no caso SC seja atingida por catástrofes naturais – Foto: Roberto Zacarias/ SecomGOVSC/Divulgação/ND

O simulado começou no momento em que o alerta em massa foi enviado e encerrou-se às 17h do domingo. O exercício ocorreu nos locais onde funcionam os Gracs (Grupos de Ações Coordenadas) de cada município. Estiveram envolvidas as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados.

“O que estamos vivendo aqui é um ensaio realista do que seria uma situação extrema de desastre. Esta reunião do Comando Unificado é o momento em que se avalia a consciência situacional, se toma decisões rápidas e se aplicam os recursos nos locais mais críticos. O Estado está mostrando, com clareza, que está preparado para proteger vidas”, afirmou Mário Hildebrandt, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Bookmark the permalink.