Reino Unido e União Europeia iniciam reaproximação 5 anos depois do Brexit


As pesquisas apontam que os britânicos se arrependeram da a saída do Reino Unido da União Europeia, oficializada em 2020; 55% afirmam que topariam voltar para o bloco. Reino Unido e União Europeia iniciam reaproximação 5 anos depois do Brexit
Reprodução/TV Globo
O Reino Unido e a União Europeia iniciaram nesta segunda-feira (19) a reaproximação cinco anos depois do Brexit – a saída dos britânicos do bloco europeu.
Depois do divórcio, por que não tentar de novo um namoro? O relacionamento entre Reino Unido e União Europeia entra em uma nova era.
“Um acordo de ganha-ganha”, disse o premiê britânico.
Retomar um relacionamento não é fácil. Ainda mais para quem sabe que errou. As pesquisas apontam que os britânicos se arrependeram do Brexit – que foi a saída da União Europeia, oficializada em 2020: 62% dizem que essa decisão levou mais ao fracasso do que ao sucesso e 55% afirmam que topariam voltar para o bloco.
Por ora, voltar para União Europeia não é a proposta de Keir Starmer. O acordo desta segunda-feira (19) vai dar aos britânicos mais acesso ao mercado europeu, mas mantém o país fora do mercado único e das regras de livre circulação. O acordo prevê redução de barreiras sanitárias no comércio de alimentos e bebidas; estende a autorização para que empresas europeias pesquem em águas britânicas, o que levantou críticas da oposição no Reino Unido; e a retomada de programas de intercâmbio universitário.
O espírito do tempo também forçou a reaproximação: os Estados Unidos, com Donald Trump, já avisaram que a Europa não pode mais depender da proteção militar americana. A guerra da Ucrânia trouxe o temor de que a Rússia queira invadir mais países. O acordo prevê que os britânicos participem de projetos de defesa da União Europeia. Também há parcerias para combater o crime organizado e a imigração ilegal.
O governo britânico avalia que essa reaproximação vai baratear a comida no continente e injetar 9 bilhões de libras na economia do país.
Depois do divórcio difícil, eles voltam para o mesmo barco, diante da maré de crises, guerras e tarifaços.
“Estamos virando uma página. Estamos abrindo um novo capítulo em nosso relacionamento único”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Von der Leyen.
LEIA TAMBÉM
Reino Unido e União Europeia anunciam acordo de defesa e comércio; veja pontos
Bookmark the permalink.