Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização

Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização

Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização – Foto: PMF/Divulgação

A campanha de vacinação contra a Influenza em Florianópolis já imunizou mais de 100 mil pessoas. A marca foi atingida no último sábado (17), com 102.135 doses aplicadas em pouco mais de 40 dias desde o início da mobilização.

A capital também registrou 18.719 aplicações de outras vacinas para regularização da caderneta vacinal. A antecipação da liberação da vacina contra a gripe para toda a população – de 12 para 7 de maio – ajudou a acelerar a cobertura vacinal.

Além disso, o Dia D da vacinação, realizado em 10 de maio, registrou o maior volume de aplicações em um único dia nesta campanha: foram 19.096 doses aplicadas. O número representa um salto expressivo em relação à edição anterior da ação, que havia contabilizado 4.172 aplicações em 2024 — um aumento de 357%. Só a vacina contra a gripe respondeu por 15.250 dessas doses, seguida por 1.004 aplicações contra a Covid-19 e 2.842 de outros imunizantes de rotina.

A vacinação segue ativa nas salas dos centros de saúde, no Sesc Prainha, no espaço Imuniza Floripa – localizado na Policlínica da Mulher e da Criança – e também por meio da van da vacinação, que percorre diferentes pontos da cidade.

Mais proteção em novos espaços

Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde tem apostado em ações descentralizadas e parcerias estratégicas. No dia 15 de maio, cerca de 2.200 doses foram destinadas à população privada de liberdade e agentes do Complexo Penitenciário da capital, em ação conjunta com a Secretaria de Estado e Reintegração Social (SEJURI).

A partir do dia próximo dia 27, o projeto Saúde na Escola reforça esse esforço: a van da vacinação vai percorrer 29 escolas municipais para vacinar estudantes entre 11 e 15 anos contra a gripe, além de revisar a situação vacinal de toda a comunidade escolar e moradores das regiões atendidas. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação.

Plano de emergência em vigor

Desde o dia 1º de maio, Florianópolis está em estado de emergência em saúde pública. O motivo é o crescimento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – principalmente entre crianças e idosos – e o aumento das internações hospitalares. Só nas primeiras semanas da medida, a capital já somava mais de 5.343 casos notificados de SRAG.

Com validade de 180 dias, o decreto permite a adoção de ações emergenciais. A Secretaria de Saúde estruturou um plano de prevenção e resposta, que tem como base três pilares: vacinação, educação e reforço no atendimento. Entre as medidas estão o estímulo ao uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios, ações de conscientização sobre higiene, monitoramento dos casos e ampliação das equipes de atendimento nas unidades de saúde.

A campanha de vacinação segue sem data prevista para encerramento.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Bookmark the permalink.