Do interior do RS à ONU: conheça duas vilas gaúchas selecionadas para prêmio internacional de turismo


Prêmio “Melhores Vilas Turísticas do Mundo” é promovido pela ONU Turismo. Antônio Prado e Linha Bonita foram as localidades escolhidas no RS. Localidades da Serra gaúcha: Antônio Prado e Linha bonita
Divulgação/ Edivan Rosa e Renan Sandi
Entre montanhas e heranças da imigração italiana, Antônio Prado e Linha Bonita têm algo em comum que vai além da geografia na Serra gaúcha ou da tradição. Ambas localidades foram escolhidas para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, promovido pela ONU Turismo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Agora, junto a outras seis vilas brasileiras, elas concorrem a um lugar entre os melhores destinos rurais do planeta. Destes, dois seguem para a etapa final. O resultado será anunciado durante reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorre de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
A vila que vencer integrará uma seleta rede de destinos reconhecidos pela ONU Turismo, que já reúne 254 vilas. “O vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas”, segundo o Ministério do Turismo.
Antes que o anúncio oficial chegue, conheça esses dois locais da Serra que conquistaram os olhos e o coração dos avaliadores:
Antônio Prado
Conheça Antônio Prado, na Serra do RS
Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a cidade conta com 48 edificações tombadas pelo IPHAN. Contudo, o encanto de Antônio Prado vai muito além das paredes: também está nas noites de filós típicos e nas massas artesanais.
Para quem visita, a cidade oferece experiências que tocam os sentidos, de acordo com a prefeitura. Tem a Fenamassa, que celebra a gastronomia e a tradição, tem a Noite Italiana, com música, vinho e alegria em abundância. Tem a Linha 21 de Abril, onde o campo se encontra com o passado, e o artesanato local, que vai de rendas a móveis entalhados à mão.
“Nosso município é um exemplo de como preservar a cultura e a história, aliando desenvolvimento turístico com sustentabilidade. É uma oportunidade de fortalecer nossa identidade e atrair ainda mais visitantes para conhecer nossas belezas”, comenta o prefeito Roberto Dalle Molle.
Linha Bonita
Linha Bonita, em Gramado
Renan Sandi
No alto das montanhas de Gramado, está Linha Bonita, fundada por imigrantes italianos no fim do século XIX.
Desde os anos 1980, os moradores da vila abrem suas porteiras para quem quer experimentar um outro ritmo de vida: a que preserva a ruralidade.
“Ser reconhecida pelo Ministério do Turismo e indicada para a etapa internacional da ONU é um marco para a Linha Bonita e para o turismo de Gramado. Isso mostra ao mundo que o turismo rural, feito com verdade, cuidado e respeito à comunidade, é um exemplo de sustentabilidade e transformação social”, diz o prefeito Nestor Tissot.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, o valor está nas raízes. “A Linha Bonita e o interior de Gramado como um todo representam o que há de mais genuíno no nosso município. Ver esse território simples e autêntico ganhar visibilidade internacional é motivo de orgulho para todos nós. É a prova de que o turismo com raízes é também um caminho para o futuro”, comenta.
Lista de vilas selecionadas para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas”:
ANTÔNIO PRADO (RS);
COCANHA (SP);
CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA (MG);
DELFINÓPOLIS (MG);
GRÃO MOGOL (MG);
LEOBERTO LEAL (SC);
LINHA BONITA (RS);
PIRAÍ (SC).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.