Trump mandou Argentina invadir o Chile? Ex-presidente revela conversa

Ex-presidente da argentina, Macri

Macri vê padrão em sugestões de Trump sobre anexações territoriais e questiona se eram apenas piadas – Foto: Marcos Corrêa/PR/ND

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda durante seu primeiro mandato, em 2018, sugeriu a ele que o país deveria conquistar o vizinho Chile para ter acesso ao Oceano Pacífico. As informações são do jornal espanhol El País.

O ex-mandatário, que governou a Argentina entre 2015 e 2019, afirmou que o caso ocorreu durante visita de Trump a Buenos Aires para encontro do G-20. Na ocasião, conta Macri, os dois estavam em seu gabinete com demais autoridades, onde há um mapa do país, que Trump parou para observar.

Trump faz sugestão polêmica

Trump

Comentário teria ocorrido durante cúpula do G20, em Buenos Aires, enquanto o presidente americano observava um mapa – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND

“De repente, ele vê uma faixa à esquerda e pergunta: O que é isso?. É o Chile, eu digo a ele. Você deveria conquistar o Chile, para ter os dois oceanos”, disse rindo o ex-presidente argentino, que contou que todos também riram na ocasião, levando a fala do americano como brincadeira.


Segundo Macri, sugestão do presidente americano foi recebida com risadas – Vídeo: @JPROtwitera/X

Em entrevista, Macri afirmou que ambos possuem uma relação pessoal de amizade e que se conheceram quando eram empresários e jovens, ele com 24 e Trump com 38.

“Eu disse, conhecendo ele bem, que estava meio falando sério, meio brincando. Mas então, com o passar dos anos, ouvimos sobre Canadá, Groenlândia… Esse tipo de coisa me parece familiar”, disse Macri, referindo-se à intenção expansionista do republicano.

Trump

A fala do presidente americano se soma a outras declarações polêmicas sobre anexações territoriais – Foto: Isac Nóbrega/PR/ND

Desde que tomou posse de seu segundo mandato à frente da Casa Branca, o presidente americano afirma querer anexar ambos os territórios, Canadá e Groenlândia, aos Estados Unidos, além de fazer investidas retóricas também contra o Panamá. Além dos recursos naturais, os países são estratégicos por seus oceanos e localizações próximas a importantes rotas marítimas.

Bookmark the permalink.