Santa Catarina tem aumento de casos de Influenza A e entra em ‘alto risco’; saiba como prevenir

Aumento nos casos de Influenza A colocam Santa Catarina em classificação de alto risco

Aumento nos casos de Influenza A colocam Santa Catarina em classificação de alto risco – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Santa Catarina registrou 785 casos de Influenza A em 2025, dos quais 21% precisaram de internação. Os números colocaram o estado em classificação de “alto risco”, conforme o Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os dados foram divulgados pela fundação na última quinta-feira (22) e são referentes ao período de 11 a 17 de maio. Até a segunda semana de maio, o estado registrou 77 mortes pela doença. Ao longo de todo o ano passado,  129 óbitos foram contabilizados.

O boletim da Fiocruz também aponta que a Influenza A está entre as principais causas de morte de crianças e idosos, sendo estes os grupos prioritários na vacinação. Dessas populações, porém, 62,31% não se vacinaram em Santa Catarina.

“Já estamos vendo um aumento da circulação dos vírus respiratórios, acometendo mais as crianças e idosos. Por isso é fundamental que sigamos procurando a vacina”, afirmou João Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, ao Balanço Geral Florianópolis.

Desde o início da campanha de vacinação em 2025, quase 1,5 milhão de vacinas contra a Influenza foram aplicadas no estado. A estimativa, contudo, é que a transmissão continue alta nas próximas semanas, especialmente com a previsão de frio no estado.

Mesmo com campanha de vacinação, índices de imunização no estado estão baixos

Mesmo com campanha de vacinação, índices de imunização no estado estão baixos – Foto: Divulgação Prefeitura de Balneário Camboriú/ND

“A tendência é de transmissão acentuada nos meses de baixa de temperatura. Pode aumentar nas próximas semanas, dada a previsão de frio no estado”, alerta Fuck.

Aumento dos casos de Influenza em SC: como se prevenir

Conforme o Ministério da Saúde, recomenda-se a vacinação como forma mais eficaz de prevenção contra a Influenza A. A imunização ocorre gratuitamente nos postos de saúde, seguindo uma ordem de grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, etc).

Vacinação oferecida pelo SUS é a melhor prevenção aos casos de Influenza

Vacinação oferecida pelo SUS é a melhor prevenção aos casos de Influenza – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do Sul/ND

A vacina é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo dados do Ministério da Saúde, a imunização pode evitar até 70% dos casos graves e dos casos de óbito provocados pela doença.

Santa Catarina tem adotado estratégias direcionadas ao aumento dos percentuais de imunização, como van itinerantes e vacinação nas escolas.

Ações que evitam a propagação e a contaminação

  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de pegar nos alimentos;
  • Utilize álcool em gel;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Procure ambientes com mais circulação de ar;
  • Evite contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Adote uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos para fortalecer seu sistema imunológico.
Bookmark the permalink.