Policiais do interior do Acre são convocados para reforçar segurança durante a Expoacre 2023


Efetivo será de 250 homens dentro e nas mediações do Parque de Exposições Wildy Viana por noite. Nas regionais, mais de 200 agentes vão fazer a segurança da população. Expoacre começa neste sábado (29) e termina dia 6 de agosto. Cerca de 250 homens da Segurança Pública vão atuar na Expoacre por noite
Arquivo/Assessoria Sejusp
Policiais que atuam em cidades do interior do Acre foram convocados para reforçar a segurança durante as nove noites da Expoacre 2023. Entre esses policiais estão homens da Força Nacional. O evento começa neste sábado (29) com a tradicional Cavalgada e termina dia 6 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana.
LEIA TAMBÉM:
Governo e Acisa anunciam seis shows e três palcos alternativos para Expoacre 2023
Página do g1:
O efetivo será de 250 homens dentro e nas mediações do Parque de Exposições Wildy Viana por noite. Já nas demais regionais, são mais de 200 homens fazendo o policiamento.
Anualmente, o policiamento já é reforçado na capital por conta do evento, contudo, devido à rebelião que ocorreu no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, que terminou com cinco mortos, a atenção foi redobrada para evitar retaliação.
Além dos policiais do interior, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que mais agentes da Força Nacional, enviados pelo governo federal, devem chegar em Rio Branco até o final da tarde desta sexta-feira (28).
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia destacou que a fronteira do estado e as cidades do interior não ficarão sem policiamento com a vinda desses servidores.
“São várias instituições trabalhando juntas para o evento Expoacre. Concomitante a isso, temos o trabalho de policialmente preventivo e ostensivo nos pontos estratégicos da cidade, com base nas incidências de crime mesmo e das informações que vamos recebendo. O comandante da PM está puxando efetivo do interior do estado para fortalecer esse policiamento por conta do evento. Estamos recebendo o incremento da Força Nacional de Porto Velho para ajudar também, somados aos agentes da Força Nacional que estava atuando na fronteira”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia.
Além da segurança da Expoacre, a Sejusp também montou um esquema de policiamento para garantir a segurança nos bairros da capital. Equipes da empresas de segurança privada também vão atuar no evento e ajudar no acesso ao parque de exposição.
“A segurança privada vai ajudar no acesso nos portões, controlando que entra e quem sai. Essas entradas do parque estão videomonitoradas com identificação facial, essas câmeras controlam até quem vai passando e no final vamos ter como mensurar quantas pessoas estiveram no parque de exposição”, ressaltou.
Sejusp vai deflagrar uma operação ainda nesta sexta-feira (28) para reforçar a segurança antes da Expoacre
Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Operação
Nesta sexta-feira (28), a Sejusp vai deflagrar uma operação policial para iniciar esse reforço policiamento e também por conta de possíveis retaliações após a rebelião. A ação envolve abordagens e blitz em pontos estratégicos da cidade.
Rebelião em presídio de Segurança Máxima em Rio Branco: o que se sabe até agora
Matador em série e chefe de facção estão entre os mortos em rebelião de presídio de segurança máxima no AC
“Essa operação está sendo desencadeada a partir de hoje em decorrência do que aconteceu no presídio nos últimos dias, em decorrência das mensagens das facções e também para fazer uma prevenção antes da exposição para que a gente caminhe na maior normalidade possível. Essa ação vai trazer uma sensação de segurança à população para poder se sentir à vontade e prestigiar a exposição”, frisou.
Ainda segundo o coronel, a Segurança Pública está atenta e analisando possível ameaças feitas por grupos criminosos. “Na Segurança Pública não se ignora nada, trabalhamos com todas as possibilidades. Os índices estão sob controle, mas isso, infelizmente, causa um certo cuidado na população. O que temos realmente para passar para a população é que as polícias Miliar, Civil e todo Sistema de Segurança Pública do estado está voltado para propiciar segurança para o evento”, garantiu.
Segurança do AC confirmou cinco mortos no Antônio Amaro, mas descartou que houve rebelião
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.