Sem previsão de conclusão, Deracre não informa estágio nem gastos atuais com construção do anel viário de Brasileia


Órgão não tem respondido a questionamentos sobre paralisações nem em que estágio as obras estão. Porém, segue informando que não há data prevista para a entrega. Imagem do local em junho deste ano mostra ponte que foi instalada em março
Arquivo pessoal
As obras do anel viário de Brasiléia, que iniciaram em setembro de 2021, seguem sem data para conclusão. A informação foi repassada ao g1 pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), que segue sem informar em o estágio atual da obra se há aumento de custos, e se houve alguma paralisação. O anel viário é uma das promessas do governador Gladson Cameli.
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Até maio deste ano, a construção já estava sem data prevista para ser finalizada, após dois prazos diferentes não serem cumpridos. O prazo inicial para conclusão era o fim de 2022. Depois, a previsão passou a ser janeiro de 2023.
Em fevereiro, segundo o governo, o anel viário estava 90% construído. A última atualização do governo do Acre, em março deste ano, informou que a obra estava em fase final, e a aduela de fechamento central, que liga os dois lados da estrutura da ponte, foi instalada.
Construção
O serviço é executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), por meio de uma empresa terceirizada.
Durante a campanha eleitoral em 2018, o governador Gladson Cameli prometeu, durante um debate em canal de televisão, que iria fazer o anel viário. A execução da obra faz parte das promessas do governo.
A ponte liga as cidades de Brasileia e Epitaciolândia e é considerada uma obra estratégica para o tráfego na Rodovia Interoceânica, que vai até o Peru. A ideia do empreendimento é a integração econômica e social dos países da América do Sul. O contorno viário vai facilitar o comércio acreano com a Ásia.
A previsão de investimentos é de R$ 60 milhões, recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Projeto
Para a administração dos trabalhos, foi contratado o consórcio Cidade/CZS/Meta. A obra prevê 10 quilômetros de estrada contornando os dois municípios. Com o projeto, o governo espera também retirar os veículos de carga, que fazem exportação pela BR-317, do tráfego dentro das cidades, preservando as vias urbanas. Além de facilitar o tráfego na região, a ponte deve beneficiar mais de 50 mil habitantes e movimentar a economia com a geração de emprego e renda.
Durante a campanha eleitoral em 2018, o governador Gladson Cameli prometeu, durante um debate em canal de televisão, que iria fazer o anel viário. A execução da obra faz parte das promessas do governo.
VÍDEOS: g1

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