Verticalização, turismo e pouco espaço: apartamentos são 94,3% dos domicílios de uso ocasional em Balneário Camboriú


Indicador é o maior do país, segundo o IBGE. Cidade do Litoral Norte catarinense é a 12ª em população no estado, apesar de ser a segunda menor em extensão territorial. Veja imagens da evolução dos arranha-céus em Balneário Camboriú
Conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pela imponência das construções e por ter oito dos 10 arranha-céus residenciais mais altos do país, Balneário Camboriú, umas das principais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, tem apartamentos ocupando 94,3% dos domicílios de uso ocasional na cidade – que são aqueles que não são utilizados para moradia fixa ou reservados para férias e fins de semana. O percentual é o maior do país.
Os dados integram novo recorte do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Além dos domicílios ocasionais, a vida em apartamentos também é predominante em Balneário Camboriú. Outro recorte do Censo 2022, publicado em fevereiro deste ano, detalha que 57,22% da população vive em apartamentos. Na época, era o segundo maior indicador do país e uma das únicas três cidades do Brasil onde esse dado era acima de 50%.
Prédios mais altos do Brasil estão em Balneário Camboriú. À esquerda, as torres do Yatch House, onde o jogador Neymar adquiriu uma cobertura
GETTY IMAGES
Com 138.701 habitantes, Balneário Camboriú, tem a questão geográfica como justificativa a verticalização das moradias: mesmo sendo um polo econômico de negócios e turismo, a cidade tem 46 quilômetros quadrados, sendo a segunda menor em extensão territorial de Santa Catarina, apesar de ser a 12ª em população entre os 295 municípios do estado.
A disparidade entre território e população, fazem com que a cidade tenha a maior densidade demográfica de Santa Catarina, com 3.077 habitantes por quilômetro quadrado. O número é 38 vezes maior que o dado estadual, de 79,5 habitantes por metro quadrado.
LEIA TAMBÉM:
Entenda por que Balneário Camboriú tem tantos arranha-céus
Balneário Camboriú tem metro quadrado mais caro do país
Orla da Praia Central de Balneário Camboriú (SC)
Divulgação
Além de cidade turística, a Balneário está localizada estrategicamente no entorno de portos e aeroportos próximos que garantem logística e a atratividade para a alta circulação de pessoas e mercadorias.
A verticalização de Balneário Camboriú causou na cidade um boom imobiliário que a transformou no metro quadrado mais caro do Brasil e com demanda crescente.
Os arranha-céus com vista para o mar chamaram a atenção de compradores como Neymar e Cristiano Ronaldo. O jogador brasileiro é dono de uma cobertura avaliada em R$ 60 milhões. Já o craque português, junto com a família, é dono de empreendimentos na cidade.
Veja imagens da cobertura de Neymar avaliada em R$ 60 milhões em Balneário Camboriú
A procura ultrapassa as fronteiras da cidade, tanto que a vizinha Itapema também figura no ranking do IBGE como a terceira cidade do país com maior proporção de apartamentos usados como moradias ocasionais: 90,5%.
Confira o top 5:
Balneário Camboriú (SC) (94,4%)
Santos (SP) (94,1%)
Itapema (SC) (90,5%)
São Vicente (SP) (87,1%)
Guarujá (SP) (80,3%)
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.