Mais de 70% dos empresários de Rio Branco não pretendem contratar para trabalhar no comércio do dia dos pais


Pesquisa da Fecomércio-AC e Instituto Data Control foi feita entre os dias 24 a 26 de julho e ouviu 102 comerciantes da capital acreana. Levantamento diz, no entanto, que 23,5% são unânimes na decisão de contratar.
Reprodução/Rede Amazônica
Pelo menos 73,5% dos empresários de Rio Branco não devem contratar para trabalhar no comércio durante o dia dos pais, neste domingo (13). Isto é o que aponta uma pesquisa da Fecomércio-AC em parceria com o Data Control, divulgada nesta semana.
O levantamento foi feito junto a 102 comerciantes de estabelecimentos comerciais da capital entre os dias 24 a 26 de julho.
Contudo, quase 60% dos empresários de Rio Branco se mostram otimistas para as vendas de Dia dos Pais. Outros 23,5% são unânimes na decisão de contratar.
A pesquisa mostra também que 22,5% dos empresários acreditam que a data deve representar normalidade ao comércio, mesmo sendo um período para alto consumo e venda. Entretanto, 13,7% se mostram mais ansiosos e 5,5%, sem otimismo.
Vendas
Para 61,7% dos empresários de Rio Branco, o valor das vendas para o próximo Dia dos Pais deve ser de até R$200, sendo que, para 22,5%, esses valores vão de R$100 a R$200. Outros 16,7% apostam em vendas com valor médio entre R$201 a R$400 e 11,5% em vendas com valor acima de R$400.
O levantamento diz também que 67,6% dos empresários vão realizar ofertas especiais para impulsionar no aumento das vendas. Outros 12,7% devem investir em vendas online; 7,8%, em propaganda via panfletagem e; 1%, afirmam que devem ofertar embalagens aos clientes compradores.
Estratégias e dificuldades
A Fecomércio-AC aponta ainda que as redes sociais devem ser a principal estratégia para 37,3% dos empresários; enquanto 33,3% apostam no marketing para melhora de vendas e outros 15,7% devem agraciar a clientela com sorteios ou premiações decorrentes de compras realizadas.
Outros 8,8% pretendem ofertar brindes a clientes com determinados valores de compras para o dia festivo; já os demais, 4,9%, afirmam que não vão adotar tática específica para vendas alusivas a data.
Dentre as dificuldades para a manutenção da atividade comercial, a existência de pessoal qualificado se faz necessário para 29,4% dos empresários entrevistados. O acesso ao crédito é outra necessidade apontada por 15,7% como fator de importância para os negócios da empresa.
No que diz respeito à estratégia dos pequenos empresários frente à concorrência do mercado, 47,1% dizem que a ideia é assegurar um plano de negócio para as atividades operacionais da empresa; 19,6% trabalham a otimização dos recursos disponíveis e, 17,6%, no estímulo a clientes de bairros.
O parcelamento é uma das estratégias para atrair clientes. Com relação a isto, 61,4% dos empresários mostram disposição para parcelamento, sem juros, de até cinco vezes. Além disto, 32,7% dos empresários vão parcelar de 10 a mais vezes.
VÍDEOS: g1

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