Mais de 44% dos empresários de Rio Branco preferem contratar pessoas com até 29 anos, diz pesquisa


Pesquisa da Fecomércio e Data Control ouviu 105 empresários nos dias 19 e 20 de abril. Pesquisa da Fecomércio e Data Control ouviu 105 empresários nos dias 19 e 20 de abril
Pexels
Mais de 44% dos empresários que fizeram contratações nos últimos meses em Rio Branco preferiram empregar pessoas com até 29 anos. Isso é o que mostra uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise de Dados (Data Control). Apenas quase 10% dos entrevistados preferem contratar pessoas com idades entre 30 a 45 anos.
Os pesquisadores ouviram 105 empresários nos dias 19 e 20 de abril. Destes, 41% fizeram contratações nos últimos meses. Outros 59% disseram que não contrataram. Os entrevistados são dos segmentos de vestuário (26,6%), variedades (21,0%), materiais de construção (6,7%), veículos (6,7%), artigo de farmácia (5,7%), ótica (5,7%), dentre outros.
Os empresários que contrataram pessoal na capital acreana falaram que exigem algum nível de escolaridade compatível às demandas da empresa. Mais de 45% exigiram o ensino médio, outros 13,3% exigiram o ensino fundamental do candidato e apenas 1,9% cobraram o nível superior dos empregados.
Os pesquisadores concluíram também que para 40% dos empresários não há tendência de crescimento no trabalho informal na capital acreana. “Segundo empresários ouvidos, a atividade informal de mercado tende a crescer como meio de sobrevivência para as famílias afetadas pelo desemprego”, aponta a pesquisa.
Quanto ao gênero, 73,3% dos empresários não têm preferência na hora da contratação.
Sobre as demissões, 67,6% dos empresários afirmaram que a saída espontânea dos trabalhadores é o motivo mais comum nos pedidos. Outros 27,6% admitem ser comum a demissão sem justa causa e 4,8%, a com justa causa.
Com relação ao desemprego, mais de 53% dos empresários sugerem que a pessoa interessada em arrumar um emprego precisa ser proativa e flexível. Já 32,4% dos empresários sugerem que a pessoa que busca um emprego se qualifique ao máximo em sua área de atuação.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.