Acre cai três posições e está em último lugar no Ranking de Competitividade dos Estados


O objetivo do Ranking de Sustentabilidade dos Estados é oferecer ao setor público uma ferramenta exclusiva, com métricas já difundidas no setor privado, para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade. Acre cai três posições e está em último lugar no Ranking de Competitividade dos Estados
Reprodução/CLP
O Acre caiu três posições e ocupa, em 2023, o último lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A competitividade é a capacidade de um estado cumprir, com mais sucesso, a sua missão de promover bem-estar social por meio de um conjunto de ações, instituições e políticas. Além disso, também analisa se um estado se mostra atrativo para investimentos e ao ritmo de crescimento.
O ranking foi publicado nesta quarta-feira (23).
Leia também:
Com a pior pontuação, Acre aparece em último lugar no índice de transparência e governança pública
Assembleia Legislativa do Acre tem o pior índice de transparência do país, aponta levantamento
Os 99 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do Ranking de Sustentabilidade dos Estados é oferecer ao setor público uma ferramenta exclusiva, com métricas já difundidas no setor privado, para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade.
O relatório mostra que os principais índices que caíram foram de potencial de mercado, segurança pública, sustentabilidade social, educação e eficiência da máquina pública. São apontados como desafio da gestão no Acre:
Eficiência da máquina – que analisa equilíbrio de gênero no emprego público estadual; qualidade da informação contábil e fiscal;
Infraestrutura – custo de saneamento básico, qualidade do serviço de telecomunicações;
Sustentabilidade social – trabalho infantil e mortalidade materna.
Com relação somente à região Norte, o estado acreano também fica em último lugar, caindo um posição e ocupando a sétima.
Prêmio Excelência em Competitividade 2023
Mesmo sendo o último estado no ranking de competividade, o estado acreano está concorrendo ao Prêmio Excelência em Competitividade 2023. A premiação ocorre nesta quarta-feira (23), durante o Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. E o Acre está entre os finalistas.
Após examinar as mais de 150 políticas públicas inscritas em 2023, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas, conforme os critérios de avaliação.
Dentre as doze foram selecionadas seis finalistas e sairão 3 vencedoras. O anúncio das premiadas ocorre no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2023.
O Acre é finalista com Programa REM, que é uma iniciativa inovadora que premia os pioneiros da proteção florestal e da mitigação do clima.
A finalidade do Programa REM é apoiar com “financiamento ponte” implementadores de programas jurisdicionais de REDD+ para fortalecer sua autonomia e sustentabilidade. O fomento é realizado por meio de remuneração baseada nos resultados adequadamente documentados e verificados de redução de emissões por desmatamento.
Essa é uma política pública com carimbo internacional, pois o governo do Acre fez uma parceria com o governo da Alemanha para a implementação e acompanhamento da política.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.