Após GOL, Latam também vai retomar voos diurnos entre Rio Branco e Brasília em outubro


Latam volta a operar com voos diurnos entre Rio Branco e Brasília a partir de 29 de outubro. Governador Gladson Cameli confirmou retomada. Latam vai voltar a operar com voos diurnos entre Rio Branco e Brasília a partir de 29 de outubro
Divulgação/Latam
A Latam Linhas Aéreas também vai retomar os voos diurnos entre Rio Branco e Brasília (DF) a partir de 29 de outubro. A previsão é de que sejam três voos semanais saindo às 8h40 de Brasília, com retorno às 10h30 no horário do Acre.
No site da companhia, já existem voos disponíveis entre as duas cidades em três dias da semana: quarta, sábado e domingo. O voo de Rio Branco sai às 10h45, horário local.
Leia mais
Gol, única empresa aérea que faz voo entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, é autuada por cancelamentos
Procon-AC notifica 123 Milhas após cancelamento de viagens e divulga canais para reclamações
Mãe que iria ver o filho após mais de 1 ano tem viagem cancelada pela 123 Milhas: ‘descaso’
O governador Gladson Cameli publicou a novidade nas redes sociaia nesta terça-feira (12). “A retomada dos voos diurnos é uma luta de todos e, por isso mesmo, agradeço à nossa bancada federal por nos ajudar nessa luta que gera benefícios para todos. Como já disse, Brasília é o maior centro de conexões de voos do país. Ter voos diários para lá facilita a vida do acreano em suas viagens e, o mais importante, gera uma possibilidade na redução dos valores que, infelizmente, seguem muito altos”, destaca na postagem.
No último dia 31, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, publicou um vídeo anunciando a volta dos voos diurnos entre Rio Branco e Brasília pela Gol Linhas Aéreas. A assessoria de comunicação da empresa confirmou a informação e disse que os voos serão operados às terças, quintas e sábados.
A reportagem entrou em contato com a Latam e aguarda retorno.
Show cancelado
A falta de voos na capital acreana tem gerado muita dor de cabeça. Uma das apresentações musicais mais aguardadas no Acre para este ano, era o show da cantora Pitty, que estava agendado para o dia 26 de agosto, mas foi cancelado por falta de voos para a capital Rio Branco.
Em maio deste ano, mais de 60 parlamentares se reuniram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para debater o desenvolvimento e dificuldades de acesso a estados da região Norte. Os debates ocorreram durante mais um encontro do da Associação do Parlamento Amazônico, que é um grupo da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Cada estado aponta o que deve ser debatido para aquela região e um relatório é montado para ser entregue ao presidente Lula. Além da particularidade de cada estado, um assunto unânime entre os deputados da região Norte é a questão da logística – com alto preço de passagens áreas e a dificuldade de acesso até a capitais de estados nortistas.
Reunião com a bancada federal
Representantes do governo estadual e de empresários do setor de turismo, parlamentares do Acre se reuniram com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, no último dia 17 de agosto. O encontro buscou discutir possíveis soluções para a crise dos voos no estado, causada pela escassez na oferta de viagens e o alto custo.
Na reunião, foram apresentadas as seguintes propostas:
Utilização do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para subsídio do querosene de aviação;
Instalação do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto de Cruzeiro do Sul;
Construção de aeródromo em Sena Madureira;
Alfandegamento do aeroporto de Rio Branco.
Parlamentares acreanos, representantes do governo estadual e empresários do setor de turismo participaram de reunião no Ministério dos Portos e Aeroportos
Divulgação
A instalação do ILS é pauta de uma recomendação do Ministério Publico Federal do Acre (MPF-AC) ao Ministério Público do Acre (MP-AC). O órgão federal pede que o MP solicite a utilização do sistema para permitir o fluxo de aeronaves em condições meteorológicas adversas, e assim amenizar o problema da escassez de voos no estado.
O ministro Márcio França afirmou que o objetivo é garantir que mais pessoas consigam viajar no Acre, e que deve fazer uma visita ao estado para acompanhar de perto o problema.
Reveja os telejornais do Acre
o

Bookmark the permalink.