Após mais de um mês de interdição, Deracre apresenta projeto de manutenção da Ponte Metálica


Projeto de manutenção tem orçamento estimado em R$ 3 milhões. Trânsito segue alterado no Centro da capital. Após mais de um mês de interdição, Deracre apresenta projeto de manutenção da Ponte Metálica no AC
Eduarda Oliveira/Deracre
Após mais de um mês da interdição da Ponte Juscelino Kubitschek, a Ponte Metálica, em Rio Branco, o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) apresentou nessa terça-feira (12) o projeto de manutenção da estrutura.
Conforme o órgão, a ideia é que a obra seja feita no formato emergencial, tendo em vista a necessidade do fluxo de trânsito do Centro da capital do Acre. Até a conclusão, a ponte segue interditada. A previsão é que o extrato de contrato do projeto seja publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima segunda-feira (18).
LEIA MAIS:
Ponte Metálica deve ser interditada por prazo indeterminado em Rio Branco após laudo apontar corrosão na estrutura
Após 1 mês, Ponte Metálica segue interditada em Rio Branco e Deracre diz que há falhas graves na estrutura
O projeto de manutenção tem um orçamento estimado em R$ 3 milhões. Segundo o Deracre, a mobilização de trabalhadores para execução dos serviços deve ocorrer em três semanas, com prazo máximo de conclusão dos trabalhos em quatro meses.
Uma das peças que sustenta a estrutura da Ponte Metálica mostra que passagem está comprometida
Arquivo/Secom
A ponte foi interditada após o equipes do Deracre identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação, que comprometem a estrutura e estabilidade. Construída há mais de meio século, a ponte liga o 1º e 2º Distrito de Rio Branco e está fechada desde o dia 22 de julho para revitalização.
No dia mesmo dia da interdição, uma ordem de serviço foi dada para que os projetos de manutenção e recuperação fossem feitos. Com a entrega do projeto, o documento vai ser enviado à Procuradoria-Geral do estado para ver a possibilidade de fazer de forma emergencial.
Exoneração
Também nessa terça (12), o governo do Acre exonerou o diretor-presidente do Deracre, José Roberto Lima Murad, mais conhecido como Beto Murad. Conforme publicação do DOE, o ex-gestor pediu o desligamento do cargo que ocupava desde o dia 6 de junho, quando foi nomeado.
Na mesma edição do DOE dessa terça, o diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates José Guimarães, foi designado para assumir o cargo, de forma temporária, e responde pelo Deracre até que saia uma nova nomeação para a presidência da pasta.
Interdições
Esta já é a terceira interdição no ano. Entre o final de março e início de abril, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. A segunda ocorreu apenas durante o período noturno, no dia 17 de abril.
Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.
O trânsito no Centro de Rio Branco e acesso ao Segundo Distrito ficou sob responsabilidade da RBTrans, em conjunto com o Detran-AC. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, também conhecida como Ponte de Concreto, funciona no sentido de mão dupla.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.