Onda de calor: temperaturas no Acre devem ficar dentro do esperado para época do ano, diz especialista


Estado acreano aparece fora da rota da onda de calor que vai atingir regiões brasileiras como Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Temperatura deve chegar a 36ºC no Acre esta semana
Sidney Souza/Rede Amazônica Acre
🥵 Se tem um assunto que o acreano tem conhecimento e é acostumado a sentir é calor. Inclusive, os moradores chegam até fazer graça do forte calor e enchem a internet de memes. Nesta época do ano, no período conhecido como estiagem – quando a quantidade de chuvas é menor – as altas temperaturas são recorrentes e o calor chega a ser extremo.
LEIA TAMBÉM:
Com El Niño mais intenso em 70 anos, AC deve ter altas temperaturas e dificuldades na captação de água
😎 Porém, diferente da maior parte do Brasil que terá uma prolongada sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esse período do ano, o calor no Acre deve continuar normal: com temperaturas de até 36ºC.
As altas temperaturas são parte de uma onda de calor que atinge quase todo o Brasil ao longo desta semana e ganhará força, especialmente, nessa quarta (23) e quinta-feira (24), causada pelo fenômeno do El Niño.
A atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período. Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, embora o calor também seja sentido no Sudeste e no Centro-Oeste (veja no mapa abaixo).
No meio da semana, o ar quente se deslocará em direção ao centro do país, ganhando ainda mais força na segunda metade da semana.
Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto mesmo para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo o Climatempo.
Final do inverno pode ter recordes de temperatura no país
Arte g1
O meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Luiz Alves, explica que o calor no Acre deve continuar, como é esperado para esta época do ano. No entanto, ele destaca que a temperatura está um pouco mais elevada por influência do fenômeno El Niño, que tende a diminuir as chuvas na região amazônica e também aumenta as temperaturas.
“É absolutamente normal as temperaturas estarem elevadas nesta época do ano. No entanto, está mais elevada porque estamos sob influência do El Niño. Esse fenômeno está ativo desde maio e agora que está começando a sofrer influência com mais força. Não só ele, mas as águas do Oceano Atlântico Tropical Norte que também estão aquecidas e contribuindo para esse efeito ser potencializado, que diminui a chuva e aumenta a temperatura”, reforça.
O especialista acrescenta que as altas temperaturas devem continuar até o final do ano por conta do fenômeno. Já sobre a previsão para a semana, ele disse que a temperatura deve variar entre 23ºC e 36ºC
📝 Entenda a nova onda de calor:
A atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina impedirá o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do estado do Rio Grande do Sul.📅☁️
Isso resultará em uma longa sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano na maior parte do país. 🌎☀️
O calor será persistente e intenso, especialmente em áreas como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia, Tocantins. 🌡️🏖️
Áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também serão afetadas.
Entenda a crise do clima em gráficos e mapas
Bloqueio atmosférico
Tecnicamente, os meteorologistas explicam que há uma área de alta pressão no centro do país que está ganhando força e que já forma um “bloqueio atmosférico”, que impede a entrada das massas de ar frio. Apesar disso, há previsão de chuvas no Sul do Brasil.
A semana será bastante típica do El Niño, pois o bloqueio atmosférico “segura” as frentes frias na região Sul, formando mais temporais no centro-sul gaúcho.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.