Veja quem são os 20 eleitos para o Conselho Tutelar de Rio Branco


Votação aconteceu neste domingo (1º), das 8h às 17h, em 14 escolas da capital. Mais de 26 mil votos válidos foram registrados. Eleitores de Rio Branco vão às urnas para escolher os conselheiros tutelares da capital
Richard Lauriano/Rede Amazônica
As eleições para escolher novos conselheiros tutelares ocorreram neste domingo (1º). Em Rio Branco (AC), foram eleitos 20 titulares para o cargo. Veja a lista dos novos conselheiros no final da matéria.
📲 Receba no WhatsApp as notícias do Acre
Pelo menos 92 candidatos concorreram às 20 vagas distribuídas nos três conselhos tutelares da capital. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iana Sarquis, a logística trabalhada este ano foi baseada no pleito de 2019. Contudo, houve uma procura muito maior em comparação à eleição anterior, que teve cerca de 17,8 mil votos.
“Tivemos alguns problemas de percalços, como pessoas que não estavam com seu título regularizado, não votou nas últimas eleições ou transferiu o título, o que atrasou e criou grandes filas. Mas a gente fica feliz porque a sociedade está dando importância a essa eleição, mesmo não sendo obrigatória”, comentou.
Expectativa da comissão de organização do pleito prevê que número de votos seja superior ao de 2019 em Rio Branco
Richard Lauriano/Rede Amazônica
Ainda segundo ela, mais de 500 voluntários estavam envolvidos no processo, desde motoristas até mesários e pessoas que ficaram responsáveis pela alimentação.
A eleição do Conselho Tutelar é facultativa e ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Neste ano, a votação foi realizada por meio de urna eletrônica pela primeira vez.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Resultados
Em Rio Branco, 26.033 votos válidos foram registrados neste domingo. Além disto, houve seis votos brancos e 78 nulos. Neste pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) disponibilizou 66 urnas, que foram distribuídas em 14 escolas da capital.
Confira os nomes dos 20 eleitos e a quantidade de votos:
Marcelo Lopes: 1000 votos
André Almeida: 988 votos
Fábia Cristina: 928 votos
Paulinho do CRAS: 924 votos
Fábio Mello: 757 votos
Terezinha Santana: 732 votos
Dalva Miranda: 694 votos
Juliel Lima: 630 votos
Jo Moura: 576 votos
Celson Inácio: 552 votos
Bruna Marinho: 551 votos
Lídia Araújo: 547 votos
Ari Oliveira: 546 votos
Rafael do Vale: 522 votos
Débora Matos: 503 votos
Doraline Souto: 493 votos
Anderson Wesley: 487 votos
Prof. João Paulo: 482 votos
Reginildo O Filho da Baixada: 478 votos
Anilton Andrade: 464 votos
Quais são as atribuições de um conselheiro tutelar?
Atender e aconselhar os pais ou responsável pelas crianças e adolescentes;
Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança para crianças e adolescentes;
Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
Representar ao MP, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.