Ação emite documentos a pessoas em vulnerabilidade social em Rio Branco até sábado (13)


Projeto ‘Registre-se!’, do Trinual de Justiça do Acre, faz parte da Semana Nacional do Registro Civil e vai confeccionar certidão de nascimento, RG, CPF, e título de eleitor para pessoas em situação de vulnerabilidade. Projeto do TJ-AC vai emitir 1ª e 2ª via de documentos em Rio Branco
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Uma ação do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) vai emitir documentos com foco na população de rua como parte da Semana Nacional do Registro Civil. O projeto “Registre-se!’ começou nessa sexta-feira, das 8h às 18h, e vai até o sábado (13), das 8h às 15h no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
Leia mais
MPF-AC apura falta de uso de nome social, identidade de gênero e orientação sexual no Cadastro Único
Ação para emitir novas carteiras de identidade em Rio Branco e Porto Acre começam nesta quarta-feira (4)
Quase 2 mil documentos foram emitidos pela Defensoria Pública a atingidos por enchente no Acre
Serão emitidos certidão de nascimento, 1ª e 2ª via do RG, CPF, e título de eleitor. Os participantes também poderão fazer cadastro no CadÚnico e receber orientações jurídicas. Todos os serviços são gratuitos.
“Apesar de todo o avanço documental, ainda tem muita gente sem documento, muita gente sem registro, muita gente sem RG, muita gente sem CPF. O Acre inclusive é um dos estados que mais apresenta resultados negativos. Então, o projeto visa facilitar esse acesso. Facilitar o acesso à documentação pessoal em geral. Certidões de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, toda essa documentação pessoal”, explica o juiz de Direito da Vara de Registro Público, Edinaldo Muniz.
Ação se estende até sábado (13) em Rio Branco
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
De acordo com o magistrado, o público-alvo foi determinado por conta da maior dificuldade de acesso à documentação. Além da vulnerabilidade social, o projeto também levou em conta problemas locais, como as recentes cheias de rios e igarapés, quando muitas pessoas perderam documentos.
“Nós vimos na pandemia a dificuldade que foi o pagamento do auxílio emergencial. Boa parte daquela dificuldade foi por conta da documentação daquelas pessoas. As pessoas que foram atingidas pela alagação e pela enxurrada nos últimos dias, muitas perderam seus documentos, estão sem documento nenhum, e a oportunidade de de tirar é agora”, ressalta.
Colaborou Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.