Prefeitura inicia atendimento a moradores atingidos por enchente em Rio Branco que têm direito ao saque do FGTS


Atendimento é voltado para moradores com dificuldades de acesso ao aplicativo da Caixa ou algum problema com comprovação de endereço. Prefeitura inicia atendimento a moradores atingidos por enchente em Rio Branco que têm direito ao saque do FGTS
Arquivo/Defesa Civil
A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta segunda-feira (15) o atendimento presencial aos moradores que têm direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica após a enchente do Rio Acre e transbordamento de igarapés.
O atendimento é voltado para moradores com dificuldades de acesso ao aplicativo da Caixa ou com algum problema com a comprovação de endereço. As equipes da Defesa Civil Municipal estão atendendo das 8h às 14h, até o dia 16 de junho, na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Rio Branco.
Leia mais
Saiba como solicitar saque do FGTS para moradores atingidos pela cheia do Rio Acre
Saque do FGTS pode ser liberado para até 15 mil moradores atingidos pela cheia do Rio Acre
Em petição, MPF-AC alerta sobre prazo de pedido de liberação do FGTS a atingidos pela cheia do Rio Acre
A estimativa da Defesa Civil de Rio Branco após o mapeamento dos bairros e comunidades afetadas pela cheia e transbordamento de igarapés é que entre 10 mil a 15 mil pessoas têm direito ao saque do FGTS calamidade.
“O aplicativo da Caixa que permite o saque do FGTS calamidade já está liberado desde a semana passada. Todas as pessoas que têm esse aplicativo e que têm direito ao saque, podem acessar a plataforma e fazer o pedido de saque. Aqui no atendimento presencial que iniciamos nesta segunda-feira [15] é específico para o público que não consegue acessar por si só o aplicativo ou que tem algum problema com comprovação de endereço. Importante dizer que o atendimento é totalmente automático, através do aplicativo da Caixa”, informou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Como são mais de 65 bairros que foram atingidos pela enchente do Rio Acre e igarapés, além de mais de 20 comunidades rurais, a Defesa Civil estabeleceu um calendário de atendimento. A previsão é que sejam atendidos dois bairros por dia. Veja abaixo o calendário.
Morador de bairro atingido por cheia do Rio Acre busca atendimento para saque do FGTS em Rio Branco
Reprodução/Rede Amazônica
Francisco de Assis é morador da Vila Maria e contou que teve a casa atingida pela cheia do Rio Acre. Ele disse que já passou por outras enchentes, mas que dessa vez a situação foi mais grave e a família perdeu tudo.
“A casa ficou quase coberta pela água, tivemos que sair de casa para não morrer afogado. Perdemos tudo. Mas, o importante é que a gente não perdeu a vida. Soubemos que estavam fazendo esse negócio para as pessoas que foram alagadas e viemos aqui na tentativa para poder comprar as coisas que a gente ainda não tem. Viemos nos informar. O dinheiro vai ajudar a gente a comprar algumas coisas, inclusive, estamos praticamente sem nada, ganhamos doação de cesta básica e estamos nos mantendo assim. Não é brincadeira essa situação, a gente perde tudo e tem que recomeçar”, disse o morador.
Calendário de atendimento presencial
Segunda-feira (15/05)
Adalberto Aragão
Areal
Terça-Feira (16/05)
Aeroporto Velho
Ayrton Senna
Quarta-feira (17/05)
Cadeia Velha
Baixada Da Cadeia Velha
Quinta-feira (18/05)
Baixada Da Habitasa
Base
Sexta-Feira (19/05)
Bahia Nova
Bahia Velha
Segunda-feira (22/05)
Bairro Da Paz
Boa União
Terça-feira (23/05)
Cidade Nova
Comara
Habitasa
Quarta-feira (24/05)
Mocinha Magalhães
Morada Do Sol
Quinta-feira (25/05)
Recanto Dos Buritis
Santa Inês
Sexta-feira (26/05)
Seis de Agosto
Triângulo Novo
Benefício poderá ser solicitado via aplicativo ou presencialmente na sede da Seinfra
Rodrigo Marinho/g1
De acordo com a Caixa, para ter acesso ao saque, é preciso disponibilizar os seguintes documentos, pessoalmente ou através do aplicativo:
Comprovante de endereço
Documento de identificação (RG, carteira de habilitação, passaporte)
O período de saque vai até 23 de junho.
“O valor é de até R $6.220, claro que compatível com o saldo disponível na conta de FGTS. Um outro ponto importante é que quem fez jus a esse tipo de saque, em um período menor do que doze meses, não tem direito a fazer um novo saque pela mesma justificativa”, explica Tiago Assis, superintendente da Caixa no Acre.
Mapeamento foi feito entre o final de abril e o dia 4 de maio
Assecom
Mapeamento
Conforme estimativa da Defesa Civil, o número de moradores que devem ter direito de sacar o FGTS após a enchente do Rio Acre pode chegar a 15 mil. A estimativa é da Defesa Civil de Rio Branco após o mapeamento dos bairros e comunidades afetadas pela cheia.
Esse levantamento foi feito entre 25 de abril e 4 de maio. Ao todo, os servidores visitaram 14 mil imóveis na área urbana de Rio Branco e mapearam 65 bairros e 22 comunidades rurais do município. Os moradores das áreas afetadas devem sacar o FGTS até o dia 25 de junho.
Estão incluídas no mapeamento 17.250 mil famílias.
O prazo para o saque do FGTS, inclusive, foi motivo de uma petição do Ministério Público Federal (MPF-AC). O órgão enviou uma petição à Justiça Federal no âmbito de ação civil pública para que a Prefeitura de Rio Branco e a Caixa Econômica Federal liberasse, com urgência, o benefício para os moradores atingidos pela enchente do Rio Acre e dos igarapés.
A petição se baseou em uma fala do tenente-coronel Cláudio Falcão, da Defesa Civil de Rio Branco, ao Jornal do Acre 1ª Edição no dia 27 de abril, que disse que o mapeamento das casas atingidas estava sendo feito, mas pediu “paciência” à população porque há o prazo de 90 dias para a conclusão deste trabalho.
O MPF já havia pedido à Justiça Federal, no dia 20 de abril, que determinasse, com urgência, que o município de Rio Branco conclua, em até sete dias, o envio de toda a documentação à Caixa Econômica Federal.
Reveja os telejornais do Acre
Colaborou Ana Paula Xavier, da Rede Amazônica Acre.

Bookmark the permalink.