Noites Alienígenas: diretor de filme acreano participa do Festival de Cannes, na França


Sérgio de Carvalho foi convidado para participar da abertura do estande do Cinema do Brasil, no Marché du Film, nesta quarta-feira (17) e falar sobre a produção audiovisual brasileira no Norte do país. Gabriel Knoxx fez papel para o filme e faz Rivelino no longa Noites Alienígenas
Arquivo pessoal
O filme acreano “Noites Alienígenas” chegou ao 76º Festival de Cinema de Cannes, na França, que iniciou nesta terça-feira (16). O diretor do longa-metragem, Sérgio de Carvalho, foi convidado para participar da abertura do estande do Cinema do Brasil, no Marché du Film, nesta quarta-feira (17) e falar sobre a produção audiovisual brasileira no Norte do país.
Leia mais
Filme Noites Alienígenas, produzido no Acre, é selecionado para ser exibido em festival de cinema na Suécia
Com salas lotadas, filme acreano Noites Alienígenas tem pré-estreia na capital: ‘Experiência surreal’
Vencedor do Festival de Cinema de Gramado, Noites Alienígenas tem pré-estreia em Rio Branco nesta segunda
O Marché du Film é considerado o maior mercado audiovisual do mundo e ocorre durante o Festival de Cannes. Além do diretor, participam do evento também o co-produtor do filme, Pedro Von Krüger, e o ator Adanilo.
Carvalho foi convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que retomou o diálogo com o cinema brasileiro este ano. Ao g1, o diretor explicou que participa do mercado de filmes em Cannes, que é a parte de negócios e encontros de produtores de todo mundo.
“É um convênio que a Apex, agora na gestão do Jorge Viana está retomando aqui com Cannes. Tinha sido suspenso, então, é um retorno e fui convidado por conta da projeção que o filme Noites Alienígenas vem tendo desde o Festival de Gramado e é uma oportunidade muito grande de participar desse Marché du Film, que acontece junto com o Festival de Cannes”, disse.
A obra conta a história de Rivelino, um jovem rapper e grafiteiro que acaba se envolvendo com traficantes, e do casal Paulo e Sandra, que têm um filho e enfrentam uma vida difícil, principalmente por causa da dependência química de Paulo. A ficção é retratada na capital acreana em um contexto trágico. O elenco conta com Gabriel Knox (Rivelino), Gleici Damasceno (Sandra) e Adanilo(Paulo), e ator Chico Diaz.
No mês de março, o filme chegou às telonas de todo o país, incluindo a capital acreana. Já no próximo dia 19, o longa-metragem tem estreia confirmada no catalógo da Netflix.
Diretor Sérgio de Carvalho está na França para participar do Festival de Cannes
Arquivo pessoal
Premiações e exibição internacional
O longa fez história ao ganhar cinco kikitos de ouro na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado nas categorias de:
melhor filme;
troféu júri da crítica;
melhor ator: Gabriel Knoxx (“Rivelino”);
melhor atriz coadjuvante: Joana Gatis (“Beatriz”);
melhor ator coadjuvante: Chico Diaz (“Alê”).
Sérgio de Carvalho fala sobre o cinema produzido na Amazônia em evento do Festival de Cannes
Reprodução
O diretor do filme, cineasta Sérgio de Carvalho, falou sobre a importância de mostrar o contexto sociocultural do estado e de retratar as histórias que permeiam a Amazônia.
“Uma das camadas do filme é o impacto que a cidade sofreu com a violência recente que a cidade tem passado, mas também é um filme que fala sobre juventude, resistência, indígenas urbanos, que trata muitos temas ligados à identidade amazônida e acreana”, disse.
Noites Alienígenas também foi selecionado para ser exibido e lançado no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia, em 2022.
“Foi a primeira inscrição e a gente foi selecionado. É um festival bem representativo da Europa, muito importante. Ficamos bem felizes porque é a primeira exibição dele, ficou pronto no final de dezembro e nasce com o pé direito em um festival internacional”, destacou à época o diretor.
Reveja todos os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.