Voos podem sofrer atraso no Acre após apagão cibernético afetar serviços ao redor mundo nesta sexta (19)


Assessoria de comunicação do Aeroporto de Rio Branco informou que, por enquanto, não há alteração nos voos. Contudo, como a malha aérea nacional foi afetada, os voos para o Acre podem atrasar. Voos seguem se alteração no Acre após apagão cibernético
Richard Lauriano/Rede Amazônica Acre
Os voos podem atrasar no Acre por conta do apagão cibernético que afeta empresas de mídia, bancos e serviços de saúde em vários países ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). A malha aérea nacional também foi prejudicada, o que pode afetar os voos que vem para o Acre.
CrowdStrike e Microsoft: entenda a interrupção cibernética que deu ‘tela azul’ em vários países
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Aeroporto de Rio Branco à Rede Amazônica Acre. Até o início da tarde desta sexta, não foram registradas alterações no voos em Rio Branco.
No site do aeroporto os voos seguem sem alteração no painel que mostra o horário de chegada e partida dos aviões no período da noite. “Destacamos que, por ter havido impacto na malha aérea nacional, alguns voos locais poderão sofrer atrasos. Recomendamos que em caso de dúvidas, os passageiros procurarem suas respectivas companhias aéreas para mais informações e orientações”, diz parte da nota.
Voos seguem sem alteração no site do aeroporto de Rio Branco
Reprodução
Além de aeroportos, a pane cibernética paralisou serviços em hospitais e bancos, entre outros setores. No Brasil, bancos e fintechs apresentaram problemas em seus aplicativos.
A falha foi provocada por uma atualização em uma ferramenta chamada Falcon, produzida pela empresa norte-americana CrowdStrike. Ela é utilizada para detectar possíveis invasões hackers e uma de suas clientes é justamente a Microsoft.
Os clientes da CrowdStrike que usam Mac (Apple) e Linux não foram afetados.
A atualização no Falcon gerou BSOD (ou “tela azul”) nas máquinas. Especialistas em cibersegurança consultados pelo g1 criticaram a CrowdStrike por ter liberado a nova versão do software sem uma testagem mais segura.
Entenda o que provocou apagão cibernético que afetou o mundo
Resolução do problema
A Microsoft afirmou, por volta das 8h10 (horário de Brasília), que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer.
“Os clientes que continuarem ter problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional”, disse a empresa, em nota.
Segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a companhia ouvirá a seguinte mensagem: “obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas”.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, declarou no X que o problema na atualização já foi identificado, isolado e uma correção foi instalada.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.