Subida do Galo Gigante anuncia a chegada do Carnaval do Recife

O carnaval do Recife tem como um de seus marcos a subida do Galo Gigante. Neste ano, o evento aconteceu às 19h do dia 26/02, iniciando a contagem regressiva para a folia na capital de Pernambuco. O símbolo da folia foi erguido na ponte Duarte Coelho ao som do frevo.

Com 32 metros de altura, a alegoria é a maior da história da festa. Neste ano, o símbolo da folia pernambucana foi batizado de Galo Cidadão Ecológico, de acordo com a proposta de um galo sustentável. A estrutura foi coberta com peças fabricadas a partir de garrafas pet, canos de PVC, pneus, CDs e outros materiais reutilizáveis

No sábado de carnaval (1º de março) desfila em Recife o Galo da Madrugada, considerado pelo livro dos recordes (Guinness Book) o maior bloco de rua do mundo.
Em sua 46ª edição, o Galo da Madrugada de 2024 tem como tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”. A festa prestará uma homenagem a festividades típicas do carnaval do estado: os Caretas de Triunfo, as Caiporas de Pesqueira e o bloco Bacalhau do Batata.

Com um dos carnavais mais tradicionais e culturalmente ricos do Brasil, Pernambuco costuma experimentar um ‘boom’ econômico no período de folia.
De acordo com o Diário de Pernambuco, o fenômeno deve se repetir com ainda mais força em 2025 na capital Recife.
A projeção da prefeitura da capital pernambucana é que, embalada pela programação carnavalesca, o estado movimente R$ 2,7 bilhões, R$ 300 milhões a mais que o ano passado.
Com grande fluxo de turistas nessa época do ano, hotelaria, alimentação e vestuário (especialmente por fantasias e adereços para a folia) impulsionam a economia do estado, particularmente na capital Recife e na região metropolitana.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) estima que a ocupação de quartos chegue a 97%.
Em agosto de 2023, o Senado Federal, por meio da Comissão de Educação e Cultura, reconheceu o carnaval pernambucano como manifestação da cultura nacional. A proposta foi apresentada em 9 de fevereiro, Dia Nacional do Frevo.
A capital Recife e a cidade de Olinda, na região metropolitana, são os dois principais cenários do efervescente carnaval pernambucano.
Municípios do interior de Pernambucano também promovem folias tradicionais, com a força da diversidade rítmica e folclórica que marca o estado.
Frevo, maracatu, ciranda, manguebeat e outros ritmos embalam os blocos que tomam conta das cidades pernambucanas.
Assim como em 2024, o carnaval de Recife teve um dia a mais adicionado a seu calendário. O início da folia aconteceu em 27/02, estendendo-se até terça-feira, 4 de março.
Para este ano, a prefeitura de Recife anunciou três mil apresentações musicais acontecerão em 50 polos espalhados pela capital pernambucana.
Entre as atrações musicais confirmadas pela prefeitura para os cinco dias de folia no chamado palco do Marco Zero estão Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Alceu Valença, Pablo Vittar, Glória Groove, Baiana System, João Gomes, Priscila Senna, Ferrugem e Alcione.
Um dos momentos mais emocionantes do carnaval recifense é a Noite dos Tambores Silenciosos, que teve sua 61ª edição em 2025, entre a noite de 25 e a madrugada de 26 de fevereiro. No Pátio do Terço, na região central, as nações de maracatu celebraram a ancestralidade negra.
Olinda, na região metropolitana de Recife, recebe as festas com os tradicionais bonecos gigantes.
O bloco carnavalesco O Homem da Meia-Noite, que desfila na cidade alta, é o mais conhecido de Olinda e conta com um dos bonecos mais antigos da cidade.
Cidades do interior pernambucano também promovem eventos carnavalescos de prestígio. Nazaré da Mata, conhecida como terra do maracatu, promove danças que celebram o gênero.
Paudalho, na Zona da Mata norte, a pouco menos de 40 km de Recife, é considerada a cidade com o maior carnaval no interior pernambucano. Para este ano, a prefeitura anunciou shows de Léo Santana, na abertura, e Ferrugem, no encerramento das festa.
Bookmark the permalink.