Fórum na periferia de Belém promove programação gratuita com debates e oficinas sobre clima e mobilidade

O encontro, que ocorre dia 22, na Vila da Barca. Qualquer pessoa pode participar. Inscrições são online. O debate sobre os desafios de mobilidade na capital do Pará, sede da COP30, é o tema central do 3º Mini Fórum promovido pelo Coletivo Paráciclo,que reúne cicloativistas da Grande Belém. A proposta é dialogar, junto a comunidades da periferia e ativistas sociais, o uso da bicicleta como transporte limpo e sustentável na Amazônia urbana. O evento será dia 22, na Vila da Barca, uma das principais áreas periféricas da cidade, no bairro do Telégrafo. A participação é gratuita e as inscrições são online.
A programação conta com uma oficina de grafite sobre clima e mobilidade, que será ministrado pelo artista Ghasper, que é grafiteiro, tatuador e fundador da Resistência Periférica Crew. Qualquer pessoa pode participar.
“Essa parceria é importante. Toda luta por direito feita em conjunto ganha mais força e mais possibilidade de surtir efeito. A proposta é sempre colocar a periferia na frente do debate através da arte do grafite para expor as nossas necessidades. A ideia é usar a arte para expor a nossa realidade moradores das periferias”, diz o artista.
Ghasper começou a grafitar em 2007, se aperfeiçoou através de cursos de iniciação ao desenho, desenho de figura humana, pintura em aquarela, pintura em mural e serigrafia. Participou do primeiro encontro nacional de grafite do estado em 2014 o reduto Wall e dos projetos no estado como Street River a primeira galeria fluvial do mundo.
Debate sobre a cidade
O Coletivo Paráciclo promove o 3° Mini Fórum de Mobilidade de Belém, desta vez levando a pauta da mobilidade urbana e seus impactos para a comunidade da Vila da Barca.
“Esse será o terceiro mini-fórum do projeto, um espaço para dialogarmos sobre nossas diversas formas de deslocamento, seus desafios e as políticas públicas que queremos para nossos territórios”, diz Danielle Fonseca, presidenta do Paráciclo.
O 3° Mini Fórum do Circuito de Mobilidade de Belém conta com a parceria do projeto Barca Literária – uma biblioteca comunitária itinerante que promove a educação popular e a construção coletiva no território de Vila da Barca. O evento reforça a importância de discutir os desafios da mobilidade no contexto da COP30, colocando a comunidade local no centro das discussões.
“Tendo a mobilidade como pauta central e transversal, vamos compartilhar experiências sobre como a ausência de direitos básicos — como lazer, educação, saúde e transporte — atravessa nosso cotidiano e impacta diretamente a nossa qualidade de vida”, completa Ruth Costa, diretora do coletivo de cicloativistas.
Serviço: 3° Mini Fórum de Mobilidade de Belém, dia 22 de fevereiro, na Barca Literária, localizada na Passagem Praiana Nº55B, Telégrafo. Inscrições gratuitas aqui: https://encurtador.com.br/L52JN
Bookmark the permalink.