Obras do anel viário de Brasiléia seguem suspensas e Dnit faz tratativas para assumir projeto


Superintendente do órgão no Acre afirma que ponte foi concluída, mas ainda é necessário fazer a pavimentação da passagem e também a construção dos acessos, que precisarão ser refeitos. Também há projetos a serem apresentados. Imagem do local em junho deste ano mostra ponte que foi instalada em março
Arquivo pessoal
A construção do anel viário de Brasiléia, obra iniciada em 2021, segue suspensa e sem previsão de entrega. Ao g1, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) informou que mantém tratativas acerca da obra com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
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O anel viário é uma das promessas de Cameli. Até maio deste ano, a construção já estava sem data prevista para ser finalizada após dois prazos diferentes não serem cumpridos. O prazo inicial para conclusão era o fim de 2022. Depois, a previsão passou a ser janeiro de 2023.
Em setembro deste ano, o governo chegou a informar que se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes (MT) para pedir a retomada do convênio entre Dnit e Deracre para a execução do projeto. À época, o governador Gladson Cameli conversou com o secretário executivo do MT, George Santoro, e argumentou que era preciso aproveitar o período de verão para avançar com as obras. O secretário informou que aguarda um parecer da Controladoria-Geral da União (CGU) para retomar os repasses financeiros.
Atualmente, as tratativas continuam e não há previsão para entrega da obra. O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araujo, informou ao g1 que a obra está paralisada desde o ano passado por conta da Operação Ptolomeu, e também porque a CGU ainda aguarda a apresentação de projetos.
Conforme Araújo, a ponte foi concluída, mas os acessos não deram certo e também é preciso fazer a pavimentação da passagem. O superintendente diz que o governo segue tentando a liberação da obra junto à diretoria-geral do Dnit em Brasília. Para Araújo, uma possível solução seria o Dnit assumir a execução da obra.
“A ponte já estava concluída, mas os acessos não deram certo. O que aconteceu? Esse processo ficou parado, porque há uma por parte da CGU, alegando que faltavam os projetos e não podia fazer, estava incompleto. Como houve a operação, houve a paralisação. O que acontece? O estado do Acre, através do governador, está tentando reativar essa obra com aqui o pessoal do Dnit. Acontece que, como essa obra está com esse problema no momento, posição minha, talvez fosse melhor para dar continuidade ela voltar para o Denit, e a gente concluir essa obra. A gente tocaria e faria essa obra, os dois acessos. Mas mesmo assim, teremos que finalizar os projetos que estão faltando”, explica.
Araújo também diz que uma das propostas do governo é abrir nova licitação para a obra, pois as empresas que iniciaram o projeto não têm mais interesse em continuar.
Ainda conforme o superintendente, faltam três projetos a serem apresentados à CGU, entre eles o projeto de desapropriação, um de questões ambientais, e um de drenagem e geotécnico.
“Eu acredito que ano que vem talvez essa obra já possa estar dando andamento por conta do próprio Dnit tocando essas obras”, conclui.
VÍDEOS: g1

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