Policial civil que mostrou desabamento de teto de delegacia vira alvo de sindicância no AC: ‘Não vou ficar calada’


Ecilandia Marques gravou um vídeo, no último domingo (28), após quase ser atingida pelo teto da copa da delegacia e virou alvo da corregedoria. Portaria de abertura de sindicância foi publicada no DOE nesta quinta-feira (1º). Ecilandia Marques gravou um vídeo após quase ser atingida pelo teto da copa da delegacia e virou alvo da corregedoria
Arquivo pessoal
A Polícia Civil do Acre publicou nesta quinta-feira (1º) a abertura de uma sindicância administrativa disciplinar contra a policial civil Ecilandia Marques, que gravou um vídeo mostrando o desabamento do teto da cozinha da delegacia do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, no último domingo (28).
LEIA TAMBÉM:
Delegado-geral da Polícia Civil é alvo de denúncias de assédio, perseguição e tráfico de influência; ouça os áudios
A servidora pública estava de plantão com um colega e tinha ido à cozinha pegar refrigerante quando o teto desabou no momento em que ela ia para outro cômodo da delegacia Por sorte, Ecilandia não foi atingida pelos destroços da estrutura.
A policial postou um vídeo em suas redes sociais de como ficou a cozinha após o desmoronamento. Veja vídeo abaixo. “Gente, olha que perigo isso. O teto por pouco não caiu na minha cabeça, literalmente. Olha isso, estou tremendo”, disse nas imagens.
A delegacia foi inaugurada em 2018 e passou por uma reforma ano passado. Em nota, a Polícia Civil informou que a ‘unidade passa por um processo de reforma e manutenção predial e constatou-se que o incidente foi ocasionado pelo transbordamento da caixa d’água localizada na torre de alimentação, na parte superior da copa da delegacia, o que fez com que o forro cedesse’.
Após o incidente, a empresa responsável pela manutenção foi acionada para fazer os reparos necessários.
Teto de delegacia desaba em Rio Branco
Sindicância por ‘deslealdade’
Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o corregedor da Polícia Civil, Thiago Fernandes, alega que a abertura da sindicância é baseada em possíveis três transgressões administrativas que a servidora pública cometeu ao denunciar o desmoronamento da estrutura da delegacia. São elas
Deslealdade às instituições
Propiciar a divulgação de assunto da unidade policial ou de fato ali ocorrido, ou divulgá-lo, por qualquer meio, em desacordo com a legislação ou orientação pertinente
Referir-se de modo depreciativo à autoridade pública, a ato da Administração ou à própria Instituição Policial, gerando descrédito, qualquer que seja o meio empregado para esse fim
As transgressões estão previstas no artigo 102 da Lei Complementar nº 129/2004, parte da Lei Orgânica da Polícia Civil do Acre.
“Instaurar sindicância administrativa disciplinar em desfavor da servidora para investigar, na esfera administrativo-disciplinar, os fatos apurados no referido despacho”, diz parte da portaria publicada.
Após ser informada sobre a sindicância, a servidora postou um vídeo em suas redes sociais questionando a falta de lealdade com a instituição ao denunciar a situação.
Policial civil mostra como está copa de delegacia quase uma semana após teto desmoronar
“O que foi que fiz de errado, de anormal? Que o próprio sindicato da Polícia Civil o que mais tem é vídeo das delegacias do Acre? Se aquele teto tivesse desabado na minha cabeça? Estaria tudo bem, não aconteceu nada. Podem me chamar de louca, desequilibrada, não vou ficar calada. Querem calar minha boca”, lamentou.
Ainda pelas redes sociais, Ecilandia postou um novo vídeo mostrando como ainda está a delegacia após quase uma semana do desmoronamento. “Desde domingo, que aconteceu, olha como tá! Estão preocupados com o servidor público? Estavam preocupado era em montar a comissão para me colocar na corregedoria. Isso é ser desleal com a Polícia Civil? Estou me referindo de forma depreciativa com algum gestor público?, questionou.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.