Com avanço de enchente em Rio Branco, águas invadem Cine Teatro Recreio e sede da FEM


Equipamentos foram retirados dos locais e setores administrativos serão transferidos para a Biblioteca Pública e Museu dos Povos Acreanos. Nível do Rio Acre chegou a 17,28 metros às 9h desta sexta-feira (1). Cine Teatro Recreio é invadido pelas águas do Rio Acre nesta sexta-feira (1º) em Rio Branco
Eldérico Silva/Rede Amazônica
Com o avanço da enchente no trecho do Rio Acre que passa pela capital Rio Branco, as águas invadiram o Cine Teatro Recreio e a sede da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e equipamentos precisaram ser retirados do local. A informação foi confirmada à Rede Amazônica Acre pelo presidente da FEM, Minoru Kinpara.
Ambos os espaços funcionam na Rua Senador Eduardo Assmar, próxima à margem do rio. Na sede da fundação também funciona a Galeria de Arte Juvenal Antunes. O nível do Rio Acre chegou a 17,28 metros às 9h desta sexta-feira e a água avança pelo Calçadão da Gameleira.
“A água já chegou no Cine Teatro Recreio. Retiramos todo o equipamento. Na Galeria Juvenal Antunes, fizemos um piso elevado para colocar os móveis da parte de baixo do prédio administrativo da FEM”, explicou o presidente do órgão.
Rio Acre avança e águas chegam a prédios públicos
O manancial segue acima de 17 metros desde às 15h desta quinta-feira (29) e já deixa mais de 4,3 mil pessoas fora de casa em Rio Branco, segundo atualização da Defesa Civil Municipal nesta sexta. O maior nível já registrado na história na capital foi de 18,40 metros em 2015.
Enchentes no Acre: mais de 6,3 mil moradores estão sem energia elétrica na capital e em oito cidades do interior
Rio Envira ultrapassa cota de transbordo e famílias começam a ser retiradas no interior do Acre
Após cheia histórica, Brasiléia apresenta primeiros sinais de vazante do Rio Acre
Por conta do problema, os serviços administrativos da fundação foram transferidos temporariamente para a Biblioteca Pública e o Museu dos Povos Acreanos, ambos no Centro de Rio Branco.
O atendimento ao público na biblioteca está suspenso e o local foi convertido em ponto de arrecadação para a campanha “Juntos Pelo Acre”, lançada pelo governo do estado para arrecadar doações para as pessoas afetadas pela cheia
“Iremos distribuir os nossos espaços administrativos entre a Biblioteca Pública e o Museu dos Povos Acreanos, pois teremos que desligar a energia elétrica de todo o prédio”, acrescentou Kinpara.
Cine Teatro Recreio em 2022 e em 2024
Initial plugin text
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.