Abate de bovinos cresce mais de 20% no Acre no segundo trimestre de 2023, aponta IBGE


Levantamento aponta que abate ultrapassou 100 mil cabeças entre abril e junho, contra pouco mais de 88 mil do mesmo período no ano passado. Quantidade de suínos abatidos também cresceu, com mais de 17 mil cabeças. Abate de bovinos no estado cresceu tanto na comparação com o trimestre anterior quanto com o mesmo período no ano passado
Neto Lucena/Secom
O abate de bovinos no Acre cresceu 20,8% no segundo trimestre de 2023, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, o abate no estado chegou a 106,6 mil cabeças entre abril e junho deste ano, contra 88,3 mil no mesmo período em 2022.
Leia mais
Cresce o abate de bovinos e suínos no Acre no 1º trimestre de 2023, aponta IBGE
O número também representa um aumento de 10,8% na comparação com o primeiro trimestre, quando o estado chegou a 96,1 mil bovinos abatidos.
No cenário nacional, a alta no Acre foi maior que a média do país, que registrou aumento de 11% no abate de bovinos em relação ao mesmo período no ano passado. O crescimento acreano foi o segundo maior da região norte, atrás do estado de Rondônia, que teve crescimento de 49% no abate de bovinos no segundo trimestre deste ano.
Em relação à quantidade de animais abatidos, o número registrado pelo Acre foi o terceiro da região, atrás de Rondônia (736,7 mil) e Pará (656,5 mil).
Abate de suínos
A quantidade de suínos abatidos no Acre, considerando o segundo semestre de 2023, também registrou crescimento. Com 17,1 mil animais abatidos, a taxa de aumento foi de 21,3% em relação ao período de abril a junho de 2022, quando 14,1 mil suínos foram abatidos.
O número representa ainda crescimento de 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 15,4 mil suínos foram abatidos.
Em âmbito nacional, o abate de suínos teve um aumento de 0,5%, e o percentual registrado pelo Acre foi o segundo maior da Região Norte, atrás de Rondônia, que marcou 83% de aumento. Considerando a quantidade de suínos abatidos, porém, o Acre foi o primeiro colocado na região.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.